Direção

Por Despacho da Administração da C.E.U. de 16 de Janeiro de 2019 a Direção do CICEE é composta por:

photo

Prof. Doutor Mário Coutinho dos Santos

Posição: Diretor

Doutorado em Gestão Industrial, especialidade de Finanças, pela Universidade de Aveiro; Pós-Graduado em Gestão e Finanças pela Harvard Business School e em Finanças pela Stanford Graduate School Business; Licenciado em Finanças pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa.

Atualmente é Professor Associado na Universidade Autónoma de Lisboa e Professor Convidado na Católica-Lisbon School of Business and Economics. Lecciona como Professor Convidado no Departamento de Engenharia e Gestão do Instituto Superior Técnico (UL).

Leccionou como Professor Convidado, nomeadamente, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, no Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro, e na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de S. Paulo, Brasil.

Foi membro da Direção, Diretor do Departamento de Finanças e Contabilidade, Diretor do Mestrado em Finanças e Diretor da Licenciatura em Gestão e Administração de Empresas, na Faculdade de Economia e Gestão da UCP do Porto.

Desenvolve investigação em diversas áreas das finanças empresariais e da intermediação financeira.

Ler mais
photo

Prof. Doutor Sérgio Pontes

Posição: Vogal

Doutorado em Contabilidade (2014) pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). Mestre em Contabilidade e Auditoria (2003) pela Universidade Aberta. Pós graduado em Fiscalidade (1999) pelo Instituto Superior de Gestão (ISG). Licenciado em Gestão (1998) pelo Instituto Superior de Economia e Gestão – Universidade de Lisboa (ISEG-UL).

Docente do ensino superior (desde 2002), em licenciaturas e mestrados. Tem sido responsável de unidades curriculares na sua área de investigação e prática profissional, designadamente, auditoria financeira, contabilidade e relato financeiro, controlo de gestão e fiscalidade.

Professor Auxiliar sem agregação e Coordenador científico da licenciatura em Gestão (desde 2014) da Universidade Autónoma de Lisboa.

Exerce ainda atividade profissional na área da auditoria financeira / revisão legal das contas, inicialmente (desde 1998) como auditor financeiro e, após (2004) como Revisor Oficial de Contas. É sócio da Pontes, Baptista & Associados, SROC (desde 2006). Consultor técnico (desde 2008) para matérias contabilístico-financeiras da Ordem dos Contabilistas Certificados, anterior Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC).

Orador em seminários, congressos e ações de formação organizados por diversas entidades.

Tem obras publicadas nas suas áreas de conhecimento, tendo sido premiado por alguns dos trabalhos realizados em co-autoria. Neste âmbito, foi-lhe atribuído o primeiro prémio, ex aequo, de investigação em contabilidade ‘Professor Doutor Rogério Fernandes Ferreira’ (2014) e o primeiro prémio de investigação em contabilidade ‘Dr. Luiz Chaves de Almeida’ (2001).

Na Ordem dos Revisores Oficiais de Contas (OROC) exerceu as funções de controlador relator (entre 2010 e 2016), membro do conselho de redação da revista Revisores & Auditores (entre 2012 e 2017) e coordenou o grupo de trabalho das PME (entre 2012 e 2017).

Membro do conselho científico (entre 2008 e 2010) da Associação Portuguesa de Contabilistas (APOTEC).

É (desde 2015) árbitro do Centro de Arbitragem Administrativa (CAAD).

Ler mais
photo

Prof. Doutor João Ribeiro

Posição: Vogal

Doutorado em Ciências Empresariais (especialização em Finanças) pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, MBA pela Universidade de Birmingham, Reino Unido, Mestre em Finanças (grau obtido por equivalência) pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique , e igualmente, licenciado em Gestão de Empresas pela mesma Universidade.

Exerceu funções de direção e administração financeira em diversas empresas e trabalhou como consultor independente, com especial relevância para a elaboração de candidaturas de projetos de investimento a diferentes programas de incentivo.

Acumulou ainda experiência de docência no ensino superior universitário e de pós-graduação ao longo de mais de vinte e cinco anos. Desenvolve investigação na área da avaliação de ativos reais.

Ler mais