1.Instalação física do CICEE.

2.Aprovação da proposta de estatutos e do regulamento de funcionamento do CICEE.

3.Preenchimento dos órgãos de gestão do CICEE previstos nos estatutos.

4. Nomeação dos órgãos de gestão. 

5. Arranque do processo de filiação de membros do CICEE nas diferentes categorias previstas nos estatutos.

6. Desenvolvimento de uma página na internet para o CICEE. 

7. Ações de fomento de uma cultura de investigação junto da comunidade académica da área das Ciências Económicas e Empresariais:

7.1. Arranque do processo de filiação de membros do CICEE nas diferentes categorias previstas nos estatutos. 

7.2. Criação de um ciclo de realização periódica de seminários de apresentação de investigação em curso ou já concluída. 

7.3. Realização de um workshop sobre investigação através de casos de estudo (case studies), eventualmente aberto também às comunidades de todas as unidades orgânicas da UAL e da Autónoma Academy 

7.4. Realização de um workshop sobre metodologia de elaboração de estudo de eventos (event studies), eventualmente aberto também às comunidades de todas as unidades orgânicas da UAL e da Autónoma Academy 

7.5. Recolha de propostas para trabalhos finais de mestrado junto da comunidade docente da UAL. 

7.6. Promoção do desenvolvimento de projetos de investigação científica, nomeadamente os decorrentes de trabalhos finais de Mestrado, de Doutoramento ou de Pós-Doutoramento realizados no âmbito das áreas científicas das ciências económicas e empresariais. 

7.7. Apoiar a apresentação de projetos de investigação suscetíveis de candidatura a financiamento público e / ou privado. 

7.8. Recolha de propostas de linhas de investigação que, em momento posterior, possam vir a dar suporte à apresentação de candidatura do CICEE aos programas de financiamento da Fundação de Ciência e Tecnologia (FCT). Incluindo: livro branco sobre o sistema bancário português, nomeadamente; investigação sobre a situação financeira e o financiamento do setor empresarial não financeiro em Portugal; e projetos no domínio da economia da concorrência e da regulação. 

7.9. Criação de uma série de working papers na página na internet do CICEE para divulgação dos resultados da investigação científica realizada. 

7.10. Lançamento de um call for papers na área científica das ciências económicas e empresariais para a revista Galileu.