Condições Gerais de Acesso dos investigadores do CICEE à utilização de dados BPlim

  1. A dinamização do desenvolvimento de um clima de investigação entre a comunidade académica da UAL na área das Ciências Económicas e Empresariais que estimule a produção científica e a sua publicação, constitui um imperativo institucional, quer em termos da acreditação e da avaliação de programas de 2º e 3º ciclos, quer da avaliação pela FCT da atividade científica dos investigadores integrados no CICEE e consequentemente dessa componente da sua carreira docente.

  2. Estatutariamente o Centro tem entre os seus principais objetivos:
    “A produção e difusão de projetos de investigação, privilegiando a multidisciplinaridade das diversas áreas das Ciências Económicas e Empresariais e a interação com outras áreas do conhecimento científico”, e “A promoção e o apoio ao desenvolvimento de atividades e projetos de investigação científica, individuais e coletivos, incluindo os decorrentes de dissertações de mestrado, teses de doutoramento e trabalhos de pós-doutoramento, no âmbito das ciências económicas e empresariais, e a articulação e promoção de sinergias entre linhas de investigação já existentes na UAL”.

  3. Tendo em vista o cumprimento dos supracitados objetivos, o Centro estabeleceu um Protocolo com o Banco de Portugal para disponibilizar aos seus investigadores acesso à utilização de “Microdata Research Laboratory (BPlim) Data”.

  4. O presente Regulamento descreve as condições de utilização pelos investigadores permanentes e convidados do CICEE de dados da “BPlim”, as quais decorrem da versão de 26 de setembro de 2018 do “GUIDE FOR RESEARCHERS USING BANCO DE PORTUGAL MICRODATA RESEARCH LABORATORY (BPLIM) DATA”, daqui em diante o “GUIDE FOR RESEARCHERS” (Anexo I).

    4.1. O pedido de utilização de dados da BPlim pode ser solicitado por todo(s) o(s) investigador(es) permanente(s) e / ou convidado(s) do CICEE envolvido(s) no(s) projeto(s) de pesquisa integrado(s) em linha(s) de investigação já existente(s) no Centro, ou numa a criar por proposta daquele(s) investigador(es). O Banco de Portugal será mantido informado sobre a composição do corpo de investigadores integrados no Centro, bem como das linhas e projetos de investigação em curso.

    4.2. De acordo com o disposto no “GUIDE FOR RESEARCHERS” a solicitação de acesso aos dados da BPlim é efetuada através do preenchimento da “Declaração de Confidencialidade e Utilização de Dados” (Anexo II), cuja cópia em formato PDF terá de ser previamente enviada para registo no CICEE através do e-mail: cicee@autonoma.pt.

    4.3. Após a recepção da “Declaração de Confidencialidade e Utilização de Dados”, será de imediato remetido ao(s) investigador(es) o formulário “Pedido_Variaveis_CB_BPLIM”.

© 2022 CICEE. Todos os direitos reservados